Descrição
No entanto, essas compras fazem o dinheiro ser enviado para fora do país, já que o produtor é estrangeiro. Portanto, elas não ajudam a melhorar significativamente as condições internas.
Outro ponto importante é que a presença de mais produtos importados no mercado nacional pode incentivar os produtores nacionais a se desenvolverem e melhorarem, a fim de enfrentar a concorrência. Assim, uma possível forma de criar uma indústria no país é permitindo a entrada de produtos industrializados de fora.
Porém, se a concorrência dos importados é forte – com produtos bons e preços baixos –, o resultado pode ser uma falência em massa dos produtores nacionais que não são capazes de competir. Isso, por sua vez, leva a um aumento na taxa de desemprego e também a uma dependência perigosa dos produtores estrangeiros.
Também é importante levar em consideração que, se o país tem um elevado grau de abertura comercial, mas não é um forte exportador de nenhum produto, ele fica em uma posição fragilizada no cenário internacional.
O ideal é que, mesmo aberto para produtos estrangeiros, o país consiga manter uma balança comercial superavitária, com saldo de exportações maior do que saldo de importações.


Avaliações
Não há avaliações ainda.