PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio Quais Fatores Levaram À Mudança Do PMBOK? Quando se trata de Guia PMBOK, uma coisa é certa: cada edição será ainda mais completa do que a anterior. Nesse sentido, a sétima edição, assim como as outras, acompanha a evolução dos processos produtivos e as novas demandas de um mercado muito mais digitalizado.

julho 19, 2024 0 Por Luís Fernando

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio

 

Quais Fatores Levaram À Mudança Do PMBOK?

Quando se trata de Guia PMBOK, uma coisa é certa: cada edição será ainda mais completa do que a anterior.

Nesse sentido, a sétima edição, assim como as outras, acompanha a evolução dos processos produtivos e as novas demandas de um mercado muito mais digitalizado.

Por isso, ela tem como escopo o gerenciamento de projetos com orientação para mudanças, refletindo assim o espírito do seu tempo, em que a inovação é disruptiva.

Para isso, os editores foram longe, ampliando de sete para 12 os Princípios de Gerenciamento de Projetos.

Outra mudança bastante significativa é a inclusão do conceito de Sistema de Entrega de Valor, em que se busca definir parâmetros de valor agregado para organizações e stakeholders.

Há ainda outra modificação em relação à sexta edição: na seção denominada Guia PMBOK, sai de cena o tópico “Áreas de Conhecimento e Grupos de Processos”, que dá lugar a “Domínios de Desempenho do Projeto”.

Assim, os fatores que levaram à criação da sétima edição são de certa forma os mesmos que vêm permeando as edições anteriores: ou seja, a necessidade de manter em constante aperfeiçoamento um guia que, desde sempre, é uma obra viva e inacabada.

É muito importante destacar a inclusão dos 12 princípios para entrega de valor na sétima edição do Guia PMBOK.