PROJETO DE ENSINO – ANDRAGOGIA E FORMAÇÃO DE ADULTO – 52/2024

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Descrição

QUESTÃO 1

A educação interprofissional possibilita integrar cuidado especializado com cuidado holístico, opondo-se ao reducionismo e a fragmentação da visão especializada.

SILVA, R. H. A.; SCAPIN, L. T.; BATISTA. N. A. Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Revista da Avaliação da Educação Superior. Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 167-184, 2011.

No texto acima, os autores discutem a importância da educação interprofissional na formação de acadêmicos de cursos da área da saúde. Extrapolando para uma atuação prática, para que uma equipe multidisciplinar ou interprofissional funcione, não basta apenas agrupar profissionais de áreas diversas. Sendo assim, analise as alternativas a seguir e verifique aquela que corresponde ao que é necessário desenvolver para o êxito de uma equipe multidisciplinar.

Alternativas

 Alternativa 1 – Desenvolver recursos cognitivos, afetivos e psicomotores dos profissionais.

 Alternativa 2 – Fomentar a importância da centralização das intervenções e ações.

 Alternativa 3 – Quebrar as diferenças técnicas entre os profissionais especializados.

 Alternativa 4 – Motivar os profissionais para que compreendam isoladamente suas competências profissionais.

Alternativa 5 – Enfatizar a existência de hierarquias entre as áreas a fim de que cada profissional entenda seu espaço e respeite o do outro.

 

 

QUESTÃO 2

Conforme discutido por Almeida Filho (1997), a interdisciplinaridade ou a formação interprofissional não se efetiva através de princípios ou de intenções genéricas desenvolvidas em textos de pesquisadores bem intencionados.

SILVA, R. H. A.; SCAPIN, L. T.; BATISTA. N. A. Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Revista da Avaliação da Educação Superior. Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 167-184, 2011.

As dificuldades encontradas para que se tenha um trabalho multiprofissional e interdisciplinar são muitas. Sobre tais dificuldades, leia as asserções que seguem e avalie a relação proposta entre elas:

I – A fragmentação do saber em disciplinas, organizando e separando os conhecimentos em áreas distintas apresenta-se como uma dificuldade para a efetivação de um trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar.

PORQUE

II – A aceitação e aprovação das famílias dos alunos, que também se mostra como um obstáculo, contribui para a fragmentação do saber e não ajuda na efetivação do trabalho multiprofissional.

Analisando as afirmações acima, entende-se que:

Alternativas

 Alternativa 1 – As duas afirmações são falsas.

 Alternativa 2 – A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

 Alternativa 3 – A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

 Alternativa 4 – As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

 Alternativa 5 – As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

 

 

 

 

QUESTÃO 3

É de conhecimento de todos que a dita escola universal, que consegue oferecer respostas educativas eficientes às necessidades individuais de aprendizagem de todos e de cada um de seus aprendizes, não existe. Porém, é uma perspectiva que se busca almejar, alicerçada em princípios de equidade nas oportunidades de permanência e aprendizagem, aberta à diversidade dos públicos, no respeito às necessidades individuais, à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, às condições de trabalho dos educadores e à participação da família.

SILVA, M. A. B. da. A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). São Carlos: UFSCar, 2016. Adaptado.

Sobre a relação entre equipe multiprofissional, escola, aluno e família, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Diante de um contexto de mudanças sociais, é coerente que a escola também se modifique e, por conseguinte, as intervenções realizadas neste espaço, exigindo novas práticas, criando e disponibilizando outros serviços, recursos e materiais, com vistas a acompanhar as transformações socioculturais e oferecer uma educação de qualidade aos alunos.
( ) Podemos afirmar que a literatura voltada à Educação Especial forneceu e ainda fornece subsídios importantes para a atuação de equipes multiprofissionais no contexto escolar. Por tratar de um público com necessidades educacionais específicas, que exigem adaptações que extrapolam apenas adaptações físicas-estruturais e demandam adaptações de materiais didáticos, de exposição em sala de aula, de equipe escolar e de relações interpessoais.
( ) Não é competência da escola elaborar estratégias voltados ao acolhimento e o atendimento à diversidade existente no espaço escolar.
( ) O foco de atuação e intervenção da equipe multiprofissional no contexto escolar é sempre os alunos.
( ) Para que a equipe multiprofissional consiga realizar um bom trabalho é imprescindível que as relações de trabalho entre os profissionais da escola estejam boas e saudáveis, bem como o relacionamento com as famílias e a comunidade.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, F, V, F.

 Alternativa 2 – V, F, F, V, V.

 Alternativa 3 – V, V, F, F, V.

 Alternativa 4 – F, V, F, F, V.

 Alternativa 5 – F, F, V, V, F.

 

 

 

QUESTÃO 4

Por vezes, os professores, assim como a coordenação e direção, não possuem a formação e os conhecimentos adequados para atuarem em situações oriundas de problemas pessoais, sociais e psicológicos. Desse modo, torna-se fundamental que a escola possa conhecer as realidades sociais de seus estudantes, buscando alternativas que a aproximem do universo familiar, do social e do pessoal de cada educando. Para tanto, existe a possibilidade de atuação da Equipe Multiprofissional, composta por profissionais com formação e qualificação específicas para atender esses tipos de demanda.

BORTOLLI, M. C. R.; VOLSI, M. E. F. Equipe multiprofissional no ambiente escolar: perspectivas e contribuições para o desenvolvimento dos alunos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. V.1, pp. 04-17, 2016.

À visto disso, analise as afirmativas a seguir e verifique aquelas que correspondem ao trabalho e às características de uma Equipe Multiprofissional no contexto educacional.

I – Tem como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e promover uma educação de qualidade.
II – A importância de uma equipe multiprofissional está na ampliação das possibilidades de intervenções e em possibilitar um olhar integral para o ambiente escolar.
III – Não compete à equipe multiprofissional elaborar estratégias e intervenções voltadas ao corpo docente.
IV – Faz parte da função da equipe realizar orientações aos pais, familiares ou responsáveis pelos estudantes, bem como prestar atendimento preventivo ou terapêutico.
V – Embora seja fundamental e urgente a presença de profissionais de outras áreas no espaço escolar, ainda não há legislações que regulamentem a inserção dos mesmos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I e IV, apenas.

 Alternativa 2 – III e V, apenas.

 Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.

 Alternativa 4 – I, II, III e V, apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.

 

 

 

 

QUESTÃO 5

Embora a escola seja um lugar de angústias e conflitos, permeado por sonhos e ansiedades, reflexo de uma sociedade desigual e competitiva, Breckenfeld e Romanowski (2012), lembram que ela pode constituir-se, também, em espaço de transformação e emancipação do homem a partir de um processo de construção coletiva do projeto político pedagógico, que é um projeto de escola e, consequentemente, de sociedade.

BORTOLLI, M. C. R.; VOLSI, M. E. F. Equipe multiprofissional no ambiente escolar: perspectivas e contribuições para o desenvolvimento dos alunos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. V.1, pp. 04-17, 2016.

A este respeito, analise as afirmativas a seguir e verifique aquelas que correspondem às ações da Equipe Multiprofissional para favorecer a construção da escola como espaço de transformação e emancipação do ser humano.

I – Fortalecimento de ações rígidas e enfoque em punições para condutas indisciplinares.
II – Participação na construção de um Projeto Político Pedagógico bem estruturado.
III – Fortalecimento de toda a equipe escolar a fim de ofertar um serviço mais humanizado e afetuoso.
IV – Ações para trazer a comunidade e as famílias para dentro da escola e ações que vão às famílias e comunidades, com o objetivo de estreitar os vínculos, conhecer a realidade onde a escola está inserida e, posteriormente, pensar em ações de prevenção de conflitos.
V – A transmissão do conhecimento é o único fator que precisa ser levado em consideração. Trabalhar outras questões no espaço escolar pode figurar como perda de tempo e prejudicar o processo de ensino e aprendizagem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – II e IV, apenas.

 Alternativa 2 – II, III e IV, apenas.

 Alternativa 3 – II, III, IV e V, apenas.

 Alternativa 4 – I, II, III e IV, apenas.

Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.

 

 

 

 

QUESTÃO 6

Atualmente, tem-se investido em prevenção, pois esta é a garantia de um futuro mais humano, justo e digno, promovendo assim melhor qualidade de vida a todas as pessoas. Desta forma, torna-se fundamental a atuação preventiva face a distúrbios que venham ocorrer, vindo a influir no aprendizado formal da leitura e da escrita.

BARRETO, M. A. S. C. Prevenção na escola: uma proposta interdisciplinar entre a fonoaudiologia e a psicopedagogia. Rev. Psicopedagogia. v. 20, p. 261-269, 2003.

Após a leitura do artigo de Barreto (2003), reflita sobre a interação realizada entre o fonoaudiólogo e o psicopedagogo. Quanto a atuação de forma preventiva em três níveis (primária, secundária e terciária) analise as alternativas abaixo e verifique aquelas que correspondem integralmente aos três níveis propostos no artigo.

I – O nível primário diz respeito ao momento de recepção da situação-problema, seja por parte da escola, seja por parte da família.
II – O nível primário tem como objetivo eliminar ou interromper o início e o desenvolvimento de uma desordem, influindo, consequentemente, no impedimento do aparecimento de distúrbios.
III – A prevenção secundária visa detectar de forma precoce possíveis dificuldades no processo de aprendizagem e realizar encaminhamentos o mais breve possível.
IV – No nível terciário acontecem as devolutivas para o aluno, a família e a equipe pedagógica.
V – O nível terciário refere-se ao atendimento propriamente dito dos distúrbios.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

 Alternativa 1 – II e IV, apenas.

 Alternativa 2 – III e V, apenas.

 Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.

 Alternativa 4 – II, III e V, apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.

 

 

 

 

QUESTÃO 7

Um sistema de apoio formado por serviços, recursos e profissionais é considerado essencial no processo de inclusão e, a sala de aula e os professores, o ponto de partida.

SILVA, M. A. B. da. A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). São Carlos: UFSCar, 2016.

Sobre isso, considerando alternativas possíveis para a efetivação de estratégias de inclusão escolar na educação regular e respostas adequadas a todos os alunos, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Encaminhamento de alunos que apresentarem alguma Necessidade Educativa Especial (NEE) para órgãos especializados de atendimento para que a escola possa concentrar-se nas demais demandas escolares.

( ) Compartilhamento e avaliação de experiências bem-sucedidas aplicadas em sala de aula e que podem ser replicadas por outros professores e/ou em outros espaços escolares.

( ) Encaminhamento de alunos com NEE’s para apoio exclusivo em contra turno escolar.

( ) Auxílio de equipe multidisciplinar, como psicopedagogos e psicólogos escolares.

( ) Apoio mútuo entre alunos e entre professores, buscando caminhos conjuntamente de forma compartilhada.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.

Alternativas

 Alternativa 1 – F, V, V, F, V.

 Alternativa 2 – V, V, F, V, V.

 Alternativa 3 – F, F, F, V, V.

 Alternativa 4 – V, F, V, F, V.

Alternativa 5 – F, V, F, V, V.

 

 

 

 

QUESTÃO 8

O Pedagogo, aliado ao Psicólogo e ao Assistente Social, podem atuar no ambiente escolar de modo a compreender e possibilitar o suprimento das necessidades dos indivíduos, para que ocorra o desenvolvimento saudável e harmonioso.

BORTOLLI, M. C. R.; VOLSI, M. E. F. Equipe multiprofissional no ambiente escolar: perspectivas e contribuições para o desenvolvimento dos alunos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. v. 1, pp. 04-17, 2016.

Sobre as competências do Pedagogo, Psicólogo e Assistente Social, que podem compor uma Equipe Multiprofissional no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir.

I – A atuação do Assistente Social no âmbito da educação está relacionada a uma prática crítica e reflexiva sobre o contexto social em que a instituição e seus sujeitos estão inseridos, bem como auxiliar na relação entre escola e família, por ter como campo de trabalho a proteção à criança e ao adolescente e, também, ações voltadas à permanência estudantil.
II – É comum e esperado do Psicólogo no contexto escolar a realização de atendimentos clínicos e individuais com estudantes.
III – Por abarcar um enorme leque de demandas, o Pedagogo acaba sendo um “apagador de incêndios” e a dedicação à pesquisa, orientação e suporte pedagógicos ficam em segundo plano. Com a entrada de outros profissionais e o compartilhamento de tarefas, sua função pode ser melhor efetivada.
IV – O papel do Psicólogo junto aos demais profissionais do corpo escolar reside em fornecer conhecimentos acerca do desenvolvimento humano e auxiliar na compreensão de fatores que podem interferir e/ou promover um desenvolvimento satisfatório.
V – Psicólogo, Assistente Social e Pedagogo podem realizar grupos e oficinas para trabalhar temas transversais e assuntos que se mostrarem emergentes no espaço escolar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I e II, apenas.

 Alternativa 2 – I, IV e V, apenas.

 Alternativa 3 – I, II, III e IV, apenas.

 Alternativa 4 – I, III, IV e V, apenas.

Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.

 

 

 

QUESTÃO 9

As figuras abaixo ilustram uma atividade muito conhecida por psicopedagogos e profissionais da área da educação de modo geral, o mosaico.

Figura 1: mosaico formando uma xícara. Figura 2: mosaico formando uma arara.

Fonte: Google Imagens. Fonte: Google Imagens.

Mosaicos consistem em fragmentos de peças de materiais, tamanhos, formatos e cores diversas, mas que, agrupadas, formam uma figura mais ou menos clara, intensa e de uma beleza indescritível. Assim é, também, o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, vários fragmentos de disciplinas, que, juntas e alinhadas, possibilitam uma compreensão mais ampla e contextualizada sobre determinado fenômeno.

A atuação multidisciplinar e interdisciplinar tem se mostrado mais eficaz do que a forma isolada até a pouco defendida nas instituições escolares, pois experiências de integração contribuem para a aquisição de uma visão mais ampla e mais profunda sobre os distúrbios de aprendizagem.

BARRETO, M. A. S. C. Prevenção na escola: uma proposta interdisciplinar entre a fonoaudiologia e a psicopedagogia. Rev. Psicopedagogia. V. 20, pp. 261-269, 2003. Adaptado.

A partir de sua compreensão acerca do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, leia as asserções que seguem e avalie a relação proposta entre elas:

I – O trabalho multiprofissional tem como objetivo o estudo de um fenômeno por diferentes perspectivas ou disciplinas, isto é, várias profissões lançando um olhar sobre aquele fenômeno e o resultado disso é a soma de todos estes olhares, que auxiliarão a elaborar melhores estratégias de intervenções.

PORQUE

II – Na prática interdisciplinar, além das várias disciplinas atuando conjuntamente, há uma integração dessas disciplinas ao ponto de desenvolver subdisciplinas ou até mesmo novas disciplinas, com métodos e conteúdos próprios, que buscam uma compreensão global do problema.

Analisando as afirmações acima, entende-se que:

Alternativas

 Alternativa 1 – As duas afirmações são falsas.

 Alternativa 2 – A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

 Alternativa 3 – A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

 Alternativa 4 – As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

 Alternativa 5 – As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

 

 

 

 

 

QUESTÃO 10

O trabalho multiprofissional refere-se à recomposição de diferentes processos de trabalho, considerando a interdependência dos trabalhos especializados no exercício da autonomia técnica.

SILVA, R. H. A.; SCAPIN, L. T.; BATISTA. N. A. Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Revista da Avaliação da Educação Superior. Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 167-184, 2011.

Analise as alternativas a seguir e assinale a única que não corresponde à recomposição dos processos de trabalho de uma equipe multiprofissional:

Alternativas

 Alternativa 1 – Flexibilização da divisão do trabalho.

 Alternativa 2 – Preservação das diversas técnicas entre os profissionais envolvidos.

 Alternativa 3 – Esclarecimento do grau de complexidade da atividade a ser executada.

 Alternativa 4 – Definição clara dos papéis de cada profissional na execução de determinada tarefa.

Alternativa 5 – Satisfação de interesses e aspirações exclusivamente pessoais, com vistas a manutenção de autonomias individuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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