Descrição
QUESTÃO 1
Preocupada com aqueles alunos que frequentam a escola por vários anos sem avanço significativo no processo de alfabetização, a professora Cláudia Mara da Silva, viu a importância de desenvolver uma metodologia de trabalho que possibilitasse a estes alunos a aprendizagem efetiva da leitura e escrita. Destarte desenvolveu o método ABACADA, por meio do estudo de dois métodos de alfabetização: o Método Fônico e o Método Sodré.
JOFRE, J. M. et al. Perspectiva Docente Sobre a Utilização do Método Abacada para a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human. Belo Horizonte: Kroton, v. 21, n. 2, p. 167-172, 2020.
Considerando o método ABACADA, analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso.
I – As atividades propostas pelo material do método apresentam-se adaptadas, sem muitos desafios, facilitando a sua realização, evitando frustrações.
II – Na fase inicial do processo de compreensão da leitura e escrita são apresentados a criança as sílabas canônicas.
III – Este método foi desenvolvido para atender as necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência intelectual.
IV – Inicia-se com as sílabas formadas pelas consoantes e a vogal A, passa-se a construção de palavras com estas sílabas e depois avança para frases e textos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V, V.
Alternativa 2 – F, V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – F, V, V, F.
Alternativa 5 – V, V, V, F.
QUESTÃO 2
O reconhecimento da língua de sinais por meio da Lei nº10.436/2002, regulamentada pelo Decreto nº 5626/2005, possibilitou a inclusão de alunos surdos em classes regulares, sendo a língua portuguesa sua segunda língua. Junto a essa, outras políticas públicas inclusivas e de acessibilidade foram se estabelecendo, possibilitando salas inclusivas para surdos, presença do intérprete educacional junto ao professor regente. Possibilitando o bilinguismo no contexto escolar.
KELMAN, C. A. Alunos com implante coclear: desenvolvimento e aprendizagem. Ensino Em Re-Vista. Uberlândia/MG: UFU, v.22, n.1, p.13-24, jan./jun. 2015.
Analise as afirmativas e assinale a que se refere ao bilinguismo bimodal?
Alternativas
Alternativa 1 – A ativação é feita em 30 dias após a cirurgia.
Alternativa 2 – Não reestabelece a audição, mas possibilita a percepção sonora, diferente de um ouvinte.
Alternativa 3 – Quanto maior o número de eletrodos implantados, maior a capacidade de perceber os sons.
Alternativa 4 – Acontece quando duas línguas se movimentam em duas modalidades distintas: a de sinais e a portuguesa.
Alternativa 5 – Primeiro foi realizado com surdos pós-lingual, para só depois serem realizados com crianças surdas pré-linguais.
QUESTÃO 3
[…] objetivo do implante coclear é substituir as células ciliadas que não funcionam adequadamente. Existem milhares de células ciliadas na cóclea, que captam sons de frequências variadas (uns mais graves, outros mais agudos). A base da cóclea percebe os fonemas mais agudos; os mais graves encontram-se no ápice desta. Para muitas pessoas surdas, como as células ciliadas deixaram de funcionar, elas não estimulam o nervo auditivo nem enviam as mensagens ao cérebro. O implante coclear não restabelece a audição, ele apenas possibilita a percepção sonora, embora totalmente diferente da percebida por um ouvinte.
KELMAN, C. A. Alunos com implante coclear: desenvolvimento e aprendizagem. Ensino Em Re-Vista. Uberlândia/MG: UFU, v.22, n.1, p.13-24, jan./jun. 2015.
Considerando este tema, analise as afirmativas.
I – A cirurgia para o implante coclear só é autorizada para pacientes com menos de quatro anos, com o intuito de diminuir a possibilidade de fracasso.
II – A melhora na audição, após o implante coclear é vertiginosa, sendo que a família tem um papel importante neste processo, principalmente no que se refere aos recursos financeiros para arcar com as baterias.
III – Estudos revelam que o implante coclear deve ser realizado num período que compreende dos três aos cinco anos, por isso quanto mais precoce for realizado melhores serão os resultados.
IV – Um grande número de pesquisas realizadas com crianças com implante coclear tem como meta os processo de aquisição da linguagem oral, não considerando a língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II apenas.
Alternativa 2 – II e IV apenas.
Alternativa 3 – III e IV apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A comunicação aumentativa e/ou alternativa (CAA) auxilia na compensação de dificuldades ou inabilidades temporárias ou permanentes, apresentadas por sujeitos com alterações graves na expressão comunicativa e caracteriza-se por diversos procedimentos e processos que reunidos buscam potencializar a comunicação, podendo complementar ou substituir a fala e/ou a escrita (CESA;MOTA, 2015 apud MIRANDA, 2021).
MIRANDA, V. S. G. et al. Comunicação Aumentativa e Alternativa e Habilidades de Linguagem de Crianças com Paralisia Cerebral: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Ed. Esp. Bauru: ABPEE, v.27, e0007, p.445-458, Jan.-Dez., 2021.
Considerando os vários sistemas de Comunicação aumentativa/alternativa, assinale a afirmativa que corresponde a um recurso de alta tecnologia.
Alternativas
Alternativa 1 – Código Morse.
Alternativa 2 – Gestos manuais.
Alternativa 3 – Expressão facial.
Alternativa 4 – Gravuras e fotografias.
Alternativa 5 – Sistema de comunicação com uso do computador.
QUESTÃO 5
A comunicação aumentativa e/ou alternativa consiste em um tipo de tecnologia assistiva que tem como objetivo complementar e/ou ampliar as possibilidades de comunicação da pessoa com deficiência (ARAÚJO et al., 2018 apud MIRANDA, 2021).
MIRANDA, V. S. G. et al. Comunicação Aumentativa e Alternativa e Habilidades de Linguagem de Crianças com Paralisia Cerebral: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Ed. Esp. Bauru: ABPEE, v.27, e0007, p.445-458, Jan.-Dez., 2021.
Considerando o tema da comunicação aumentativa/alternativa analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso.
I – Consiste em um instrumento de grande relevância no trabalho com crianças com Paralisia Cerebral onde se evidenciam alterações que impedem ou limitam a comunicação oral.
II – Auxilia no desenvolvimento de habilidades intelectuais, relacionadas a atenção. Percepção, raciocínio, conceituação, contemplando também a linguagem e alfabetização.
III – As intervenções com este tipo de tecnologia assistiva possibilitaram a codificação da estimulação auditiva, aumentou a inteligibilidade da fala e as produções verbais.
IV – Alguns dos recursos que podem ser utilizados são o Sistema de Símbolos Bliss, Pictogram Ideogram Communication System (PIC), Picture Communication Symbols (PCS), que são compostos por símbolos que podem representar pessoas, objetos, ações, conceitos e relações. E consistem em um tipo de recurso de alta tecnologia.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F.
Alternativa 2 – F, V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F, F.
Alternativa 5 – V, V, V, F.
QUESTÃO 6
O interesse em desenvolver um método de aprendizagem de leitura e escrita que fosse mais eficiente para todos, sempre foi um interesse mundial. Com isto várias foram as pesquisas desenvolvidas na área da alfabetização, tanto no âmbito teórico quanto metodológico. Estas destacam os métodos analíticos, sintéticos e mistos.
JOFRE, J. M. et al. Perspectiva Docente Sobre a Utilização do Método Abacada para a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human. Belo Horizonte: Kroton, v. 21, n. 2, p. 167-172, 2020.
Diante disso, analise as afirmativas e assinale aquela que corresponde ao método sintético.
Alternativas
Alternativa 1 – Trabalha de maneira global.
Alternativa 2 – Também conhecido por método das palavras.
Alternativa 3 – Inicia a partir de unidades maiores, exemplo frase.
Alternativa 4 – Inicia o trabalho por meio da relação entre o fonema e o grafema.
Alternativa 5 – Ora utiliza de contos e em outros momentos das unidades mínimas da língua.
QUESTÃO 7
Ao buscar o entendimento sobre o Braille verificou-se diversas denominações, compreendendo-o como um código, um processo ou um sistema universal, utilizado na escrita e leitura tátil de pessoas cegas. Antes deste, várias foram as tentativas de se estabelecer um meio de alfabetizar às pessoas cegas.
SILVA, J. A. Letramento e alfabetização dos deficientes visuais na rede regular de ensino: uma prática envolvendo professores. In: II SINALEL -Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2011, Catalão/GO. Anais[…]. Catalão: UFG, 2011, p. 433-451.
Assinale a afirmativa que apresenta um dos métodos anteriores a implantação do Braille:
Alternativas
Alternativa 1 – Foi criado por um jovem cego chamado Louis Braille, na França.
Alternativa 2 – Consiste em um processo de representação dos caracteres comuns com linhas em alto relevo.
Alternativa 3 – Os símbolos referentes a pontuação são representados pelas letras |A| até o |J| só que escritas na parte inferior da cela.
Alternativa 4 – A cela é dividida em duas colunas com três pontos, que configura um retângulo com dois milímetros de largura e seis milímetros de altura.
Alternativa 5 – Os pontos são numerados seguindo o critério: do alto para baixo, coluna da esquerda: pontos 1-2-3. Coluna da direita, do alto para baixo: 4-5-6.
QUESTÃO 8
O tempo de alfabetização de uma pessoa com deficiência visual, seja criança ou adulto, geralmente é mais demorado do que aqueles que não tem comprometimento visual; devido a vários fatores. Por isso, a importância de um trabalho que seja sistemático, estimulando as habilidades sensoriais, a expressão corporal e espacial, como também a linguagem.
SILVA, J. A. Letramento e alfabetização dos deficientes visuais na rede regular de ensino: uma prática envolvendo professores. In: II SINALEL -Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2011, Catalão/GO. Anais […]. Catalão: UFG, 2011, p. 433-451.
À vista disso, analise as asserções abaixo.
I – O educador deve estar atento a postura do aluno na carteira, com antebraços apoiados na mesa e punhos levemente elevados, que possibilitará o apoio necessário às mãos. Para melhor identificação dos pontos é importante que os dedos estejam ligeiramente curvados. Sendo que, cada sujeito vai definir a melhor maneira de realizar a leitura.
PORQUE
II – Cada aluno usará o material mais adequado a sua necessidade, que são essenciais para o desenvolvimento de suas atividades, não comprometendo a realização das mesmas. Outro aspecto que merece atenção nestes casos é o cuidado com a iluminação da sala de aula.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 9
O Sistema Braille não faz parte do cotidiano, como um objeto socialmente estabelecido. Somente os cegos se utilizam dele. As descobertas das propriedades e funções da escrita tornam-se impraticáveis para ela. Infelizmente as crianças cegas só entram em contato com a escrita e com a leitura no período escolar. Esse impedimento pode trazer prejuízos e atrasos no processo de alfabetização dessas crianças (BRASIL, 2006 apud SILVA, 2011, p. 444).
SILVA, J. A. Letramento e alfabetização dos deficientes visuais na rede regular de ensino: uma prática envolvendo professores. In: II SINALEL -Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2011, Catalão/GO. Anais […]. Catalão: UFG, 2011, p. 433-451.
Considerando o processo de alfabetização de pessoas cegas por meio do Braille, analise as afirmativas.
I – A maior produção de livros em Braille são destinados ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo que a maioria doas alunos do Ensino Superior não são beneficiados com este tipo de material.
II – O trabalho de coordenação motora fina é essencial para desenvolver a habilidade funcional das mãos, atividades do cotidiano podem auxiliar a criança nestas aquisições, como subir e descer zíper de roupas, abrir e fechar fechaduras e torneiras.
III – Outro elemento da psicomotricidade que deve ser desenvolvido no uso do Sistema Braille é a lateralidade e organização espacial, pois na reglete deverá seguir da direita para a esquerda para escrever e da esquerda para a direita para ler.
IV – Devido a especificidade da alfabetização pelo sistema Braille, os alunos cegos devem ser trabalhados individualmente em salas especializadas, pois em salas regulares não é possível do professor possibilitar a aprendizagem do mesmo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II apenas.
Alternativa 2 – II e III apenas.
Alternativa 3 – II e IV apenas.
Alternativa 4 – III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV apenas.
QUESTÃO 10
Diante de um aluno com diagnóstico de deficiência intelectual, realizado por uma equipe multidisciplinar, a escola deve adotar medidas que possibilitem o processo de aprendizagem do mesmo. Vygotsky (1998 apud JOFRE, 2020) ressalta que toda pessoa com deficiência possui potencialidades e capacidades, sendo essencial que seja oferecida as condições necessárias ao seu desenvolvimento, tendo um olhar para suas especificidades, dando oportunidade de apresentar seu potencial.
JOFRE, J. M. et al. Perspectiva Docente Sobre a Utilização do Método Abacada para a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human. Belo Horizonte: Kroton, v. 21, n. 2, p. 167-172, 2020.
À vista disso, analise as asserções abaixo.
I – O direito de aprender efetiva-se quando a escola busca adequar-se as necessidades do seu alunado, adaptando seus objetivos, usando tecnologias assistivas, reorganizando o espaço físico, adequando o tempo e principalmente revendo suas metodologias.
PORQUE
II – A utilização do método ABACADA tem apresentado resultados importantes na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, por meio do estudo de dois métodos analíticos: Método Fônico e Método Sodré.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
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