PROJETO DE ENSINO – PENSAR: CIÊNCIA – 52_2024

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QUESTÃO 1

“A razão instrumental distancia a ciência da ética, uma vez que seu objetivo é estabelecer os fins e adequar os meios aos fins. Não há espaço nela para a reflexão sobre os fins da ação em termos de valores e sim em termos de eficiência” (CARDOSO, 1998, p. 4).

CARDOSO, C. M. Ciência e ética: alguns aspectos. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 5, n. 1, 1998. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000100001&lng=en&nrm=iso>.

Avalie as asserções a seguir tendo como partida as dimensões da razão instrumental e seus impactos na ciência e na ética:

 

  1. A razão instrumental diz respeito a um processo de dominação de si e dos outros, que faz com que a ciência deixe de ser uma forma de acesso ao conhecimento para ser um instrumento de subalternização e exploração.
  2. Alinhado a razão instrumental o conhecimento científico ao invés de estar a serviço da emancipação dos sujeitos volta-se ao interesse e as necessidades do sistema capitalista.

III. O sistema capitalista distancia-se do progresso infinito, do enriquecimento sem fim e da dominação da natureza e de outros seres humanos.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

Alternativa 2 – I e II, apenas. 

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 2

“Na atividade de receber e transmitir conhecimento, o pensamento se vitaliza, há a formação de espíritos dinâmicos e autocríticos. Não mais se adquire um conceito por mera constatação, típica do empirismo, mas ele é obtido por racionalização” (LOPES, 1993, p. 325).

LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências. Enseñanza de las Ciencias, n. 11, v. 3, 1993. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/38990326.pdf>.

 

A respeito da função do mestre apreendida pelo pensamento de Bachelard, avalie as assertivas abaixo:

  1. O professor deve promover a aprendizagem sem imposição do saber.
  2. O professor deve vigiar o saber do aluno almejando uma razão.

III. O caminho para o professor se distanciar de uma postura dogmática é ele também ser aluno.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 3

“A problemática da mentira no conceito de pós-verdade aparece já na própria morfossemântica do termo. Trata-se do uso do prefixo “pós”, que indica, de antemão, a natureza da relação pretendida com a noção de verdade” (SEIXAS, 2018, p. 125).

SEIXAS, R. A retórica da pós-verdade: o problema das convicções. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 18, n. 1, 29 abr. 2019. Disponível em: < https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2197>.

 

Sobre as possibilidades de interpretação da palavra “pós-verdade”, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – Trata-se de uma alusão a construção da verdade.

 Alternativa 2 – Significa apenas a desacredibilização de toda verdade.

 Alternativa 3 – Refere-se a um período após a verdade em termos temporais.

 Alternativa 4 – Consiste na verificação dos dados a partir de uma teoria científica.

Alternativa 5 – Trata-se do efeito da superação do desejo da verdade divergente a crença dos sujeitos. 

 

 

 

QUESTÃO 4

Na dimensão do conhecimento, no logos, o discurso da pós-verdade compartilha de algumas características em comum: a aceleração, a retórica icônica e a sua ligação a esquemas de ação e protocolos de funcionamento.

Elaborado pelo professor.

 

Sobre as características do logos discursivo da pós-verdade, analise as asserções a seguir:

 

  1. A aceleração diz respeito ao grande número de informações produzidas e disseminadas na atualidade e que dificultam a apreensão cautelosa dos fatos.
  2. Seu esquema de ação evidência o caráter cognitivo das convicções, estruturando a interpretação e condicionando a ação dos sujeitos diante dos fenômenos da vida.

III. A pós-verdade segue outros critérios de racionalidade, não da factualidade ou da veracidade epistêmica, mas sim de regimes de convicção.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III. 

 

 

 

QUESTÃO 5

O desenvolvimento do conhecimento científico nos percalços modernos buscou fornecer os segredos da natureza a cognição humana por meio da busca de uma lei universal válida para além da experiência sensorial humana, isto é, sobre leis e condições localizadas fora da própria natureza humana e, por isso mesmo, onde a racionalidade matemática era a principal expressão da ciência.

Elaborado pelo professor.

A respeito dos impactos do pensamento e da ciência moderna na construção do conhecimento avalie as assertivas abaixo:

 

  1. O modelo de racionalidade que constituiu o paradigma da ciência moderna admite apenas variedade interna, mas combate outras formas de conhecimento.
  2. O desenvolvimento da racionalidade moderna negará o caráter racional da todas as outras formas de conhecimento, inclusiva da arte, das qualidades técnicas que bebeu em seu desenvolvimento inicial.

III. A primeira ruptura com ciência moderna ocorreu no interior de seu próprio paradigma, sem expandir e afetar aquilo que era marca de sua extimidade, ou seja, das suas formas de combate a outros saberes.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III. 

 

 

 

QUESTÃO 6

Bachelard vivenciou importantes transformações na formação do pensamento humano e no desenvolvimento das ciências. Como um filósofo descontinuísta da razão suas ideias podem ser transposta para um quadro educacional.

Elaborado pelo professor.

 

A respeito das contribuições de Bachelard ao processo de ensino-aprendizagem avalie as assertivas a seguir:

 

  1. Para Bachelard o ato de ensinar é a melhor maneira de aprender.
  2. O trabalho educativo consiste em uma relação dialógica não apenas de intercâmbio, mas de construção.

III. As perguntas devem sempre serem respondidas a partir de uma base imutável e prévia de conhecimento.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

Alternativa 2 – I e II, apenas. 

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 7

O sujeito enquanto um devir-sujeito é ao mesmo tempo um ser advindo e um ser ainda a vir. “Mesmo o corpo humano, nunca é apenas um corpo-objeto (organismo) como pensava Descartes, ou seja, uma máquina, apenas um suporte do sujeito” (CARDOSO, 1998, p. 3).

CARDOSO, C. M. Ciência e ética: alguns aspectos. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 5, n. 1, 1998. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000100001&lng=en&nrm=iso>.

 

A respeito do ser no mundo e seu processo de devir humano ligado a natureza do campo ético, avalie as asserções a seguir em V (verdadeiras) e F (falsas):

 

( ) Em sua origem histórica os valores éticos estão ligados aos problemas da violência (de si e do outro) e a diferentes formações sociais e culturais que estabelecem um conjunto de valores como padrões de conduta.

( ) Violência é toda atitude que fere a dignidade humana de alguém seja de ordem física, psíquica ou social.

( ) A dignidade humana está relacionada a capacidade do sujeito reconhecer-se como sujeito do conhecimento e da ação.

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V. (Gabarito Oficial)

 Alternativa 2 – V, F, F.

 Alternativa 3 – F, F, V.

 Alternativa 4 – F, V, V.

 Alternativa 5 – F, F, F.

 

 

 

QUESTÃO 8

“Eleita “palavra do ano” de 2016 pelos Dicionários Oxford, a pós-verdade é o qualificativo das circunstâncias em que fatos objetivos são menos influentes na opinião pública que os apelos emocionais e as crenças pessoais” (SEIXAS, 2018, p. 122).

SEIXAS, R. A retórica da pós-verdade: o problema das convicções. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 18, n. 1, 29 abr. 2019. Disponível em: < https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2197>.

A respeito da origem do termo pós-verdade e seus usos, avalie as asserções abaixo:

  1. O termo pós-verdade foi cunhado em 2016 por Steve Tesich.
  2. Apesar de catalogado anos antes o termo pós-verdade ganhou notoriedade política e acadêmica a partir de dois grandes eventos: o Brexit e a eleição de Donald Trump.

III. Para além da oposição verdade/mentira e das fake News o termo pós-verdade está relacionado a convicções.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

Alternativa 4 – II e III, apenas. 

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 9

A primeira ruptura dentro do paradigma da ciência moderna é evidenciado, sobretudo, pelos estudos epistemológicos de Bachelard nos séculos XIX e XX, que ainda demarcam a absoluta oposição da ciência a outras formas de conhecimento.

Elaborado pelo professor.

 

Avalie as assertivas a seguir a respeito da primeira ruptura científica proposta por Bachelard:

 

  1. A ciência não precisa buscar o rigor em suas proposições e as percepções são mais importantes que os testes e operações.
  2. A ciência para Bachelard necessita romper com o imediatismo e a fixação de leitura e interpretação.

III. A ciência possuí um caráter provisório assim como a afirmação da verdade, a ciência não deve ser uma verdade imutável.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

Alternativa 4 – II e III, apenas. 

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 10

A pós-verdade está alinhada a produção discursiva da verdade como vontade de verdade. A verdade evocada não aceita diálogo, não aceita contestação pois funciona dentro do viés da confirmação, ou seja, em acreditar apenas naquilo que confirmar nossas crenças.

Elaborado pelo professor.

 

A respeito da fundamentação da pós-verdade, avalie as assertivas abaixo:

 

  1. A pós-verdade evoca um autoritarismo da interpretação, impelindo os sujeitos a cativarem suas crenças e a rejeitar o que é diferente.
  2. Em tempos de pós-verdade os discursos que circulam pela opinião pública, sobretudo pelas redes sociais, aproximam-se do diálogo com o que é divergente.

III. A pós-verdade consiste na superação da “verdade dos fatos” pelo estabelecimento da convicção como critério de validade como argumento.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

Alternativa 3 – I e III, apenas. 

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

 

 

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