PROJETO DE ENSINO – PENSAR: ARTE – 52_2024

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QUESTÃO 1

Diante da singularidade da arte contemporânea de extrapolar o belo, o comum e os paradigmas sociais, as obras pós-modernas se instauram em um ambiente de profunda complexidade, dado seu nível técnico e teórico. É impensável o fazer artístico sem reflexão; o trabalho teórico do artista emerge como uma luz ao que não é claro na obra, aquilo que não é ou fica visível ou, ainda, a ideia que nem sempre é perceptível aos olhos.

Elaborado pelo professor.

 

Perante as relações entre arte e pesquisa na contemporaneidade, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – A pesquisa acadêmica é pouco importante para o artista na construção de seu trabalho poético.

 Alternativa 2 – A arte se opõe a pesquisa científica e por isso não é reconhecida como um campo do conhecimento.

 Alternativa 3 – Dentro da singularidade da ciência é impossível pensar a construção de conhecimentos em arte e a partir da arte.

 Alternativa 4 – A pesquisa tem pouco impacto na inserção artística contemporânea, uma vez que apenas técnicas bem desenvolvidas são suficientes.

 Alternativa 5 – A pesquisa em arte ainda é um caminho enevoado em muitos cursos de licenciatura em Artes Visuais pelo fato de muitos professores não possuírem formação na área.

QUESTÃO 2

A pesquisa em arte pressupõe a competência do artista-pesquisador em transformar seus pensamentos – ainda que nebulosos – em ideias que aos poucos vão dando corpo a suas obras e a sua pesquisa por meio de procedimentos teóricos, práticos e técnicos.

Elaborado pelo professor.

 

Sobre os caminhos que podem elucidar o processo de pesquisa em em arte, avalie as assertivas abaixo:

 

  1. Verbalizar o que se faz para outras pessoas, construindo um pensamento mais claro e coeso.
  2. Manter um diário de artista com rascunhos e anotações.

III. Estar atento as ambiguidades do processo de pesquisa em arte e o risco de cair em análises que levam para um plano superior coisas banais e vice-versa.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III. 

QUESTÃO 3

“[…] a configuração atual da produção em artes visuais é resultado de sintomas que foram se acumulando nas últimas quatro décadas e que, associados ao alto grau de pluralização das identidades sociais, passaram a conduzir a produção artística em artes visuais de modo a desvinculá-la de um projeto histórico e de princípios universais de assimilação” (DA ROLT, 2010, p. 42).

 

DA ROLT, Clóvis. Intertextualidades: identidade e arte na pós-modernidade. In: Cultura Visual, n. 13, maio/2010, Salvador: EDUFBA, p. 39-54. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3782>.

 

A respeito da multiplicidade de identidades e poéticas inseridas no paradigma pós-moderno, assinale V para verdadeiro e F para falso quanto as seguintes proposições:

 

( ) O sujeito pós-moderno será indubitavelmente um sujeito centrado, dotado das capacidades da razão e consciente das ações.

( ) Interpelar a noção de identidade pós-moderna exige o seu enquadramento contextual no mundo do qual seja possível extrair diversas relações.

( ) Em um contexto de identidades polissêmicas a arte capta os fragmentos dessa polissemia de modo sem coesão uma vez que ela não toma para si a condição de representar e narrar o mundo em sua unidade, em sua metanarrativa.

 

A ordem correta de resposta é:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V.

 Alternativa 2 – V, F, F.

 Alternativa 3 – F, F, V.

 Alternativa 4 – F, V, V.

 Alternativa 5 – F, F, F.

QUESTÃO 4

A A/r/tografia oferece e possibilita ao artista-professor-pesquisador uma escala de métodos que auxiliam no processo de questionamento, reflexão e fazer da pesquisa.

Elaborado pelo professor.

A respeito dos fundamentos históricos da A/r/tografia avalie as assertivas abaixo:

 

  1. A A/r/tografia é uma forma de Pesquisa Educacional Baseada em Arte originada por Elliot Eisner em cursos de pós-graduação na Stanford University, nos Estados Unidos.
  2. A A/r/tografia encontra seu fundamento teórico no materialismo dialético, na teoria crítica e na psicanálise.

III. Elliot Eisner buscava a arte como elemento essencial para o desenvolvimento de pesquisas.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 5

O processo investigativo e os alinhamentos metodológicos da pesquisa em arte apresenta – e questiona – particularidades e paradigmas da pesquisa científica moderna.

Elaborado pelo professor.

 

A respeito das particularidades da pesquisa em arte, avalie as asserções abaixo:

 

  1. O problema na pesquisa em arte apresenta-se em um nível de abstração e um grau de complexidade maior que os colocados pelas pesquisa em ciências.
  2. O levantamento de hipóteses é mais potência de desejo do que uma predefinição rigorosa.

III. O método não deve ser aplicado a priori uma vez que o artista-pesquisador constrói seu objeto ao mesmo tempo que desenvolve sua pesquisa.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

Alternativa 3 – I e III, apenas. 

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 6

“Podemos analisar relações entre a perspectiva e a construção da nova ciência que surgiu durante a revolução científica, percebendo que a arte ajudou a ciência a trilhar os novos caminhos. Os desenhos que Galileu fez da Lua como havia visto com suas lunetas são emblemáticos. Foi o conhecimento de desenho, do claro-escuro, adquirido por Galileu em Florença que lhe possibilitou compreender a aparência da Lua”. (REIS; GUERRA; BRAGA, 2006).

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702006000500005&lng=en&nrm=iso >.

 

A respeito do uso de técnicas artísticas e o desenvolvimento da ciência moderna, avalie as assertivas abaixo:

 

  1. Com a geometrização da projeção das sombras da Lua, Galileu foi capaz de compreender e estudar sua aparência.
  2. A representação realista da Lua de Galileu deixou de lado a sua associação com a imagem da perfeição construída pelo imaginário cristão.

III. Thomas Harriot, assim como Galileu, utilizou técnicas e conhecimentos artísticas para observação e representação da Lua.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III. 

QUESTÃO 7

“A/r/tografia é uma forma de representação que privilegia tanto o texto (escrito) quanto a imagem (visual) quando eles encontram-se em momentos de mestiçagem ou hibridização” (DIAS, 2010, p. 6).

DIAS, B. Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. In: CONFAEB, 17., 2010, Florianópolis. Anais eletrônico. Florianópolis. Disponível em: < https://www.aaesc.udesc.br/confaeb/Anais/belidson.pdf >.

 

A respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos da A/r/tografia, avalie as assertivas a seguir:

 

  1. A A/r/tografia não opera na cisão entre sujeito e objeto da ciência moderna, ela funde saber, fazer e realizar.
  2. A A/r/tografia evoca e provoca entendimento e saberes fora do eixo positivista e dos determinismos das pesquisas tradicionais.

III. A A/r/tografia ampara-se na mobilidade, o conhecimento que emerge é sempre momentâneo, intenso e transitório.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 8

“As concepções artísticas e científicas são coerentes, levando a interpretações semelhantes a respeito do funcionamento do universo. Artistas e cientistas (ou filósofos naturais) percebem o mundo da mesma forma, apenas representam-no com linguagens diferentes” (REIS; GUERRA; BRAGA, 2006).

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702006000500005&lng=en&nrm=iso >.

 

A respeito da relação arte-ciência desenvolvida no Renascimento, avalie as assertivas abaixo:

 

  1. Muitos artistas também eram inventores e cientistas como é o caso de Brunelleschi, Leonardo da Vinci e Dürer.
  2. A invenção da perspectiva e do claro-escuro não tiveram impacto nas observações empíricas da ciência moderna.

III. A criação da perspectiva no Renascimento possibilitou pensar e representar a infinitude do espaço.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 9

No campo de pesquisa das Artes Visuais podemos distinguir dois tipos diferentes de pesquisa: a pesquisa sobre arte e a pesquisa em arte.

Elaborado pelo professor.

 

A respeito da distinção entre as duas formas de se pesquisar nas Artes Visuais, avalie as assertivas abaixo:

 

  1. A pesquisa sobre arte diz respeito às investigações artísticas a partir da obra de arte já pronta, acabada.
  2. A pesquisa em arte refere-se a um estágio pré-investigativo e científico, uma vez que sua textualidade pouco produz de conhecimento.

III. A pesquisa em arte é aquela que se faz durante o fazer da obra, pesquisa e arte são construídos concomitantemente.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

 Alternativa 3 – I e III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

QUESTÃO 10

“As práticas do ensino de arte no ensino superior estão comprometidas inteiramente com o objeto ou o artefato material denominado arte, mas raramente desenvolvem estratégias, métodos ou modelos interpretativos que reflitam, explorem e valorizem o sujeito como um elemento fundamental para a compreensão do contexto e posicionamento da visão do espectador. Do mesmo modo, os registros textuais destas práticas, por meio de textos acadêmicos positivistas, dissimulam, mascaram e negam a situação do sujeito” (DIAS, 2010, p. 5).

 

DIAS, B. Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. In: CONFAEB, 17., 2010, Florianópolis. Anais eletrônico. Florianópolis. Disponível em: < https://www.aaesc.udesc.br/confaeb/Anais/belidson.pdf >.

A redação acadêmica positivista confere aspectos de normalidade e estabilidade aos sujeitos e objetos envolvidos no processo de investigação. Assinale a alternativa que contenha formas e métodos de pesquisa que envolvem a arte e desafiam essas convenções da academia:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – Pesquisa Educacional Baseada em Princípios.

 Alternativa 2 – Pesquisa Amparada na Educação e Pesquisa em Arte.

 Alternativa 3 – Pesquisa Subjetivista e Pesquisa Educacional Baseada em Artes.

 Alternativa 4 – Pesquisa Baseada em Artes e Pesquisa Educacional Baseada em Artes.

 Alternativa 5 – Pesquisa Baseada em Experimentos e Pesquisa Educacional Materialista.

 

 

 

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