Descrição
QUESTÃO 1
No processo andragógico os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. Assim sendo, é necessário que: Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A avaliação seja feita unicamente pelo professor ou instrutor.
Alternativa 2 – As técnicas de aprendizagem sejam meramente transmissivas.
Alternativa 3 – O estabelecimento de objetivos da formação seja uma negociação mútua.
Alternativa 4 – A elaboração do plano de aprendizagem seja atribuição unicamente do professor.
Alternativa 5 – O diagnóstico das necessidades do treinamento seja responsabilidade única do gestor, instrutor ou professor.
QUESTÃO 2
Foi estudado que o desenvolvimento de pessoas, principalmente nos ambientes organizacionais, pode ser gerenciado de maneira que elas possam ter além da formação, uma carreira recompensadora na organização, podendo os princípios da andragogia auxiliar neste contexto. De que forma os princípios de andragogia podem ser aplicados? Analise as afirmações a seguir.
- Em reuniões simples.
- Em capacitações voltadas unicamente aos níveis gerenciais.
III. Na descrição de experiências e vivências pessoais.
- Na aplicação de trabalhos em grupo, cases e leituras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, somente.
Alternativa 2 – III, somente.
Alternativa 3 – I, II e III, somente.
Alternativa 4 – I, III e IV, somente.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Quando tratamos sobre a importância de se trabalhar o modelo andragógico dentro das empresas, nos voltamos a que tipo de processos organizacionais? Analise as afirmações a seguir.
- Qualificação e capacitação individual.
- Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas.
III. Recrutamento e seleção.
- Gestão da qualidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, somente.
Alternativa 2 – II e III, somente.
Alternativa 3 – I, II e III, somente.
Alternativa 4 – I, III e IV, somente.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Foi estudado que a Andragogia é uma característica da aprendizagem de pessoas adultas. Assim sendo, andragogia se difere da pedagogia por: (Analise as afirmações a seguir)
- Empregar uma didática voltada especificamente para o ensino de adultos.
- Seus princípios serem utilizados em contextos educativos heterogêneos e diversificados.
III. Oferecer subsídios para que os gestores atuem adequadamente na formação e desenvolvimento de pessoas adultas.
- Desenvolver e propor diversos planos de aprendizagem sequenciados pela prontidão dos aprendentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Vimos nas discussões propostas no projeto que o aluno adulto aprende com os seus próprios erros e acertos, dessa forma, acabam tendo imediata consciência do que sabe e do que necessita aprender. Assim, qual a capacidade essencial do formador de indivíduos adultos? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A capacidade de prever a necessidade de aprendizagem dos treinandos e adequar o pensamento.
Alternativa 2 – A capacidade de compreender que o currículo deve ser desenvolvido em função das necessidades da empresa.
Alternativa 3 – A capacidade de compreender que o currículo deve ser desenvolvido em função das necessidades do aluno.
Alternativa 4 – A capacidade de compreender que o currículo deve ser desenvolvido em função das necessidades do professor.
Alternativa 5 – A capacidade de compreender que o currículo deve ser desenvolvido em função dos horários disponíveis para realização do treinamento.
QUESTÃO 6
Ao estudar a andragogia, vimos que estamos diante de uma vertente de formação de pessoas que abarca conceitos de outra área. Que área é essa? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Biologia.
Alternativa 2 – Fisiologia.
Alternativa 3 – Psicologia.
Alternativa 4 – Pedagogia.
Alternativa 5 – Sociologia.
QUESTÃO 7
Foi estudado que a andragogia compreende um caminho educacional que busca além de formar, compreender o indivíduo adulto. Assim sendo, qual a característica do adulto que se considera no modelo andragógico de formação? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A experiência de vida de cada um.
Alternativa 2 – A experiência de trabalho, unicamente.
Alternativa 3 – A capacidade de aprendizagem, que é menor que a da criança.
Alternativa 4 – A capacidade de aprendizagem, que é igual que a da criança.
Alternativa 5 – A orientação para a teoria, visto que adultos gostam de estudar mais.
QUESTÃO 8
No modelo andragógico de educação, o professor norteará o aluno a estudar com mais liberdade, porém com responsabilidade. Sobre os princípios do modelo andragógico, analise as afirmações a seguir.
- Adultos tem uma característica específica de precisar saber “porque” precisam aprender algo.
- Adultos não querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir.
III. Adultos detêm de maior prontidão para aprender quando a aprendizagem é relacionada a situações reais.
- Autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento são valores intrínsecos que motivam mais os adultos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, somente.
Alternativa 2 – II e III, somente.
Alternativa 3 – I, II e III, somente.
Alternativa 4 – I, III e IV, somente.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Rubem Alves nos mostra que “Educar é mostrar a vida a quem não viu”. De que forma essa premissa se relaciona aos princípios da andragogia? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Se relaciona na medida que pessoas treinadas, acertadamente farão o seu trabalho da maneira mais adequada.
Alternativa 2 – Se relaciona na medida em que a andragogia oferece subsídios para a formação e desenvolvimento de pessoas.
Alternativa 3 – Se relaciona na medida que a andragogia possibilita um controle maior sobre as pessoas nas organizações.
Alternativa 4 – Se relaciona na medida que possibilita ferramentas de controle do desempenho dos colaboradores.
Alternativa 5 – A premissa não se relaciona ao princípio de andragogia.
QUESTÃO 10
Vimos que a Pedagogia tem por função estabelecer aquilo que se deve fazer para a aprendizagem, estudando os meios de realizá-lo e colocando em prática aquilo que concebeu. Considerando o conceito da pedagogia “aplicado” no contexto empresarial, analise as afirmações a seguir.
- O pedagogo não pode atuar dentro de organizações, sendo que a sua atribuição cabe somente a atuar dentro de escolas.
- No contexto empresarial, a pedagogia tem como propósito articular ações educacionais voltadas a formação de pessoas.
III. A pedagogia empresarial também é percebida como uma área de suporte somente para a estruturação das mudanças nas empresas.
- Pedagogia empresarial possui um alinhamento com a educação corporativa, vertente importante das organizações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
Avaliações
Não há avaliações ainda.