PROJETO DE ENSINO – A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC – 52_2024

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Descrição

QUESTÃO 1

  •  

Na unidade temática Ginásticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são propostas práticas com formas de organização e significados distintos, sendo três classificações: (a) ginástica geral; (b) ginásticas de condicionamento físico; e (c) ginásticas de conscientização corporal.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, ​2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022

 

Assim, considerando as três formas de classificação da Ginástica para o componente curricular de Educação Física, analise as afirmações a seguir:

 

I – Na classificação (a) ginástica geral reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e, também, a não competitividade.

II – Na classificação (b) ginásticas de condicionamento físico, as práticas se caracterizam pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.

III – Nessa classificação (c) ginásticas de conscientização corporal são reunidas práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência às posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a o desenvolvimento da percepção corporal.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

II, apenas.

 

Alternativa 3:

III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

QUESTÃO 2

  •  

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.

 

Com posse das informações supracitadas e seus conhecimentos sobre a Educação Física a partir da BNCC, marque a opção abaixo que descreve os elementos fundamentais comuns às práticas corporais:

Alternativas

Alternativa 1:

Movimento corporal, Organização interna e Produto cultural.

 

Alternativa 2:

Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Competências Específicas.

 

Alternativa 3:

Unidades temáticas, Progressão do conhecimento e Dimensões do conhecimento.

 

Alternativa 4:

Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.

 

Alternativa 5:

Experimentação, Uso e Apropriação, Fruição, Reflexão sobre a Ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão e Protagonismo Comunitário.

QUESTÃO 3

  •  

A unidade temática “Esportes” reúne as manifestações formais e as derivadas dessa prática cultural. O esporte, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.

 

Ao considerar os principais aspectos da unidade temática dos Esportes, analise as afirmações a seguir:

 

I – Como toda prática social, o esporte não é passível de recriação por quem se envolve com ele.

II – As práticas derivadas dos esportes mantêm suas características formais de regulação das ações, mas podem adaptar as demais normas institucionais aos interesses dos participantes, às características do espaço, ao número de jogadores e ao material disponível.

III – De acordo com a proposta da BNCC, para essa unidade temática é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, abstraindo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

II, apenas.

 

Alternativa 3:

III, apenas.

 

Alternativa 4:

II e III, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

QUESTÃO 4

  •  

A unidade temática “Práticas Corporais de Aventura”, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular da Educação Física, caracteriza-se pela exploração das expressões e formas de experimentação corporal centradas nas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Essas práticas costumam receber outras denominações, por exemplo, esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, ​2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.

 

Sendo assim, com posse das informações do fragmento e seus conhecimentos sobre essa unidade temática, avalie as afirmações, a seguir, com V para verdadeiras e F para falsas:

 

I – Na BNCC, a classificação utilizada para diferenciar as distintas práticas, dessa unidade, baseiam-se no ambiente de que necessitam para ser realizadas, assim temos, na natureza e urbanas.

II – As práticas de aventura na natureza exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado).

III – As práticas de aventura urbanas se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas

Alternativa 1:

V, V, V.

 

Alternativa 2:

F, V, V.

 

Alternativa 3:

V, F, V.

 

Alternativa 4:

F, V, F.

 

Alternativa 5:

V, F, F.

QUESTÃO 5

  •  

A unidade temática denominada de “Brincadeiras e jogos”, caracteriza-se pelas atividades voluntárias realizadas dentro de determinados limites de tempo e espaço, nas quais podem ser exploradas a criação e alteração de regras, pela compreensão de cada participante ao que foi combinado coletivamente e pela valorização do ato de brincar em si.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.

 

A partir disso, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas sobre os aspectos gerais dessa unidade temática proposta pela Base Nacional Comum Curricular na Educação Física:

 

I – As regras dos Jogos e Brincadeiras são determinadas e fixadas por Confederações Esportivas, sendo impossível alterá-las em qualquer contexto.

II – Podemos dizer que grande parte das brincadeiras e jogos são difundidos por meio de redes de sociabilidade informais, o que permite denominá-los populares.

III – Os Jogos e Brincadeiras não possuem um conjunto estável de regras, portanto podem ser recriados, constantemente, pelos diversos grupos culturais.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas

Alternativa 1:

F, F, V.

 

Alternativa 2:

F, V, V.

 

Alternativa 3:

V, V, F.

 

Alternativa 4:

V, F, V.

 

Alternativa 5:

V, F, F.

 

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