1ª QUESTÃO A Inteligência Competitiva (IC), é um instrumento utilizado para analisar e avaliar as informações que obtemos e identificar quais são as potenciais oportunidades e ameaças a fim de buscar soluções de forma inteligente e com vantagens competitivas ao mercado de atuação (ZANCHETT, 2016). A partir da leitura do trecho acima e dos conhecimentos apresentados no livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A origem da inteligência competitiva remonta aos métodos empregados pelos órgãos de inteligência governamentais, cujo propósito principal era identificar e avaliar informações vinculadas à defesa nacional durante o período da Guerra Fria. PORQUE II. A meta da Inteligência Competitiva é fortalecer a capacidade competitiva de uma empresa, realinhando seu modelo de negócio, objetivos, planejamentos, entre outros aspectos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

abril 22, 2024 0 Por Luís Fernando

1ª QUESTÃO 

A Inteligência Competitiva (IC), é um instrumento utilizado para analisar e avaliar as informações que obtemos e identificar quais são as potenciais oportunidades e ameaças a fim de buscar soluções de forma inteligente e com vantagens competitivas ao mercado de atuação (ZANCHETT, 2016). 

 

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. 

 

A partir da leitura do trecho acima e dos conhecimentos apresentados no livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

  1. A origem da inteligência competitiva remonta aos métodos empregados pelos órgãos de inteligência governamentais, cujo propósito principal era identificar e avaliar informações vinculadas à defesa nacional durante o período da Guerra Fria. 

PORQUE 

  1. A meta da Inteligência Competitiva é fortalecer a capacidade competitiva de uma empresa, realinhando seu modelo de negócio, objetivos, planejamentos, entre outros aspectos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são falsas.