QUESTÃO 4 Considere a seguinte situação hipotética: Durante uma reunião de pais e mestres em uma escola estadual do interior de São Paulo, os professores observam que um dos alunos está agindo de maneira isolada e distante dos colegas, mantendo os braços cruzados e evitando o contato visual com os outros. Eles suspeitam que esse comportamento possa indicar algum desconforto ou problema emocional por parte do aluno. A partir dessa observação, os professores decidem utilizar técnicas de comunicação não verbal para abordar o aluno e compreender melhor sua situação. Planejam adotar uma postura aberta e receptiva, mantendo contato visual, utilizando gestos de empatia e mantendo uma linguagem corporal relaxada para criar um ambiente acolhedor e propício à comunicação. Considerando essa situação hipotética e o conteúdo abordado em “Comunicação assertiva e interpessoal”, assinale a alternativa correta.

abril 22, 2024 0 Por Luís Fernando

QUESTÃO 4

Considere a seguinte situação hipotética:

 

Durante uma reunião de pais e mestres em uma escola estadual do interior de São Paulo, os professores observam que um dos alunos está agindo de maneira isolada e distante dos colegas, mantendo os braços cruzados e evitando o contato visual com os outros. Eles suspeitam que esse comportamento possa indicar algum desconforto ou problema emocional por parte do aluno.

 

A partir dessa observação, os professores decidem utilizar técnicas de comunicação não verbal para abordar o aluno e compreender melhor sua situação. Planejam adotar uma postura aberta e receptiva, mantendo contato visual, utilizando gestos de empatia e mantendo uma linguagem corporal relaxada para criar um ambiente acolhedor e propício à comunicação.

 

Considerando essa situação hipotética e o conteúdo abordado em “Comunicação assertiva e interpessoal”, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

Os professores decidem confrontar o aluno de maneira direta sobre seu comportamento isolado durante a reunião de pais e mestres.

Alternativa 2:

A comunicação não verbal dos professores, incluindo postura aberta e receptiva, contato visual e gestos de empatia, é uma estratégia eficaz para criar um ambiente acolhedor e propício à comunicação com o aluno.

Alternativa 3:

Os professores decidem ignorar o comportamento isolado do aluno durante a reunião de pais e mestres, acreditando que ele irá se abrir espontaneamente caso tenha algo a dizer.

Alternativa 4:

A linguagem corporal relaxada dos professores durante a reunião de pais e mestres é uma técnica ineficaz para criar um ambiente de confiança e abertura para comunicação com o aluno.

Alternativa 5:

Os professores decidem utilizar uma linguagem corporal agressiva e impositiva para abordar o aluno durante a reunião de pais e mestres, na tentativa de quebrar sua resistência e estimulá-lo a se abrir.