8ª QUESTÃO Texto 1 Rifiotis (2012) destaca que a experiência da alteridade, que aparentemente é fácil, revela-se complicada na prática, especialmente por conta de julgamentos e sensos que conformam nosso etnocentrismo, que remetem à avaliação de aspectos diversos a partir da cultura de quem julga, ou seja, minha percepção como métrica para balizar o quanto todas as demais são adequadas, corretas ou justificáveis.

abril 23, 2024 0 Por Luís Fernando

8ª QUESTÃO

Texto 1

Rifiotis (2012) destaca que a experiência da alteridade, que aparentemente é fácil, revela-se complicada na prática, especialmente por conta de julgamentos e sensos que conformam nosso etnocentrismo, que remetem à avaliação de aspectos diversos a partir da cultura de quem julga, ou seja, minha percepção como métrica para balizar o quanto todas as demais são adequadas, corretas ou justificáveis.

GIMENES, Éder. Interesse social: ética, democracia e cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2024.

 

Texto 2

 

 

 

 

Disponível em: @chargesdoniniu. Instagram. Acesso em: 08 mar. 2024.

 

Com base no estudo da Unidade 2, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.

  1. Os textos 1 e 2 se complementam, pois reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde há o respeito aos direitos do outro.
  2. O texto afirma que a alteridade é complicada na prática devido à percepção e avaliação individual, baseadas em julgamentos de considerar o quanto todas as demais culturas são adequadas, corretas ou justificáveis.

 

III. O termo alteridade é compreendido como o reconhecimento da existência de pessoas e culturas com suas individualidades e especificidades sendo um grupo que pensa, age e entende o mundo de sua própria maneira.

 

É correto o que se afirma em

 

I, apenas. 

II, apenas. 

I e II, apenas. 

II, III, apenas. 

I, II e III.