
5ª QUESTÃO Todo dia, duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe.
abril 23, 20245ª QUESTÃO
Todo dia, duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe.
AdoroCinema. Língua – Vidas em Português. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme- 174906/.
Acesso em: 26 fev. 2024.
A partir do texto acima e dos conhecimentos do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A língua, quando excede a concepção exclusivamente estruturalista, implica em características que impossibilitam a formação de uma memória coletiva, do jeito de falar ou da adesão a um grupo.
PORQUE
- Há uma unanimidade entre os linguistas que consideram que a língua seja imutável, uma vez que ela ignora as evoluções históricas e sociais de suas constituições internas e sistematizadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.